data
hora
conferencista
interlocutor
local
23.03
21h30
GERARDO MENAUT
ANGEL CARRACEDO
BAG
Origem Genética dos dois povos da Galiza (Norte e Sul)
Gerardo Pereira-Menaut fará uma breve apresentação do devir histórico do Noroeste hispânico. Abordará em particular a existência de uma região arqueologicamente definida nas últimas fases da Pré-História e na Idade do Ferro (ca. 1000 a.C.) e a criação da Callaecia pelos Romanos (explicando essa individualização aos níveis da arqueologia, linguística, história e organização social). Terminará com uma síntese das características diferenciais do Noroeste Peninsular, conjugando os resultados da investigação em genética populacional, e conduzindo-nos por esta via para o âmbito da arqueogenética.
Gerardo Pereira-Menaut nasceu em Santiago de Compostela, Galiza (Espanha) em 1946, leccionou nas universidades de Valência e Oviedo (desde 1983) e é actualmente Professor Catedrático de Historia Antiga na Universidade de Santiago de Compostela. É membro da Fundacão Alexander von Humboldt. Prossegue presentemente as seguintes linhas de investigação: - Inscrições latinas (incluindo galaico-romanas); - História Antiga da Galiza e dos povos pré-romanos do norte da Península Ibérica; - Economia Política Romana. Recentemente iniciou a tentativa de constituição, em colaboração com Angel Carracedo (Faculdade de Medicina e Instituto de Medicina Legal da Universidade de Santiago de Compostela), de um grupo de trabalho para a interpretação interdisciplinar (história, linguística, arqueologia,etc.) dos resultados da investigação em genética de populações.
Angel Carracedo é Catedrático em Medicina Legal na Universidade de Santiago de Compostela e Presidente da Sociedade Internacional de Genética Forense (ISFG). É também director da Unidade de Medicina Molecular, FINGO, SERGAS de Santiago de Compostela. Recentemente, e em colaboração com Gerardo Pereira-Menaut, iniciou a tentativa de constituição de um grupo de trabalho para a interpretação interdisciplinar (história, linguística, arqueologia, etc.) dos resultados da investigação em genética de populações.